Learning Zouk ♪♫

 

Oi gente! Hoje venho com mais um assunto que vai ser semanal aqui no blog,vamos falar sobre uma dança que poucas pessoas conhecem,que se chama ZOUK e é considerada uma das danças mais sensuais.Eu sou dançarina de zouk e sou apaixonada pelo ritmo,passos e todas as sincronias.Nesse primeiro post vou mostrar o que é o zouk e nos próximos vou postar vídeos para você aprender em casa! Isso mesmo,no youtube existe um canal muito bom de zouk onde um profissional ensina por vídeos todos os movimentos e dá muitas dicas,isso vai servir para você que não tem tempo de ir a uma academia de dança mas que quer aprender.Claro,você vai precisar de paciência,e amor pela dança!Eu amo dançar qualquer coisa,digamos assim. . . mas o zouk me dominou por completa! Vamos ao que nos interessa... 


 A DANÇA
Zouk - que significa "festa" - é uma dança praticada no Caribe (passada), mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco. Assim como o merengue o zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo).
No Brasil, utiliza-se a música Zouk para uma espécie de dança oriunda da lambada, porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada era muito rápida e frenética, impossibilitando muitos passos que existem hoje. A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos. Mas a base para a dança nunca deixou de ser a Lambada e os giros e movimentos de braços presentes na Salsa, Soltinho, Rock and Roll e Forro entre outros.
É preciso ter muito cuidado para não confundir a música com a dança. A dança zouk brasileira pode ser dançada com diversos ritmos: kizomba, tarraxinha, cabolove, cabozouk, Zouk R&B. A dança zouk do Caribe (passada) está em muitos lugares como França,Inglaterra.Os principais pólos do zouk caribenho são: Antilhas, Cabo verde e Haiti. A dança e estilo musical Kizomba,parecida com o Zouk é de origem angolana, tendo forte implementação nos PALOP, mas não está relacionada com o zouk dançado no Brasil.

                                                                   MOVIMENTOS
Considera-se que o zouk dançado no Brasil não seja o mesmo dançado no Caribe. Os passos brasileiros são semelhantes aos da lambada, mas realizados mais lentamente. O ritmo dançado nos demais países é chamado de zouk love e seus passos são diferentes, por serem mais suaves. O zouk love possui três passos principais: o zouk cannelle (“canela”), o zouk gingembre (“gengibre”) e o zouk piment(“pimenta”).
Para esses passos é necessário considerar que os momentos de transferência do peso corporal ocorrem com movimentos de inclinação e de circundação da cabeça. O passo básico chamado “canela” se dá de maneira semelhante ao caminhar, para a frente e para trás, durante o qual o homem e a mulher se colocam de frente um para o outro.
Assim, o membro inferior direito de cada dançarino estará próximo ao membro inferior esquerdo de seu parceiro. O movimento é iniciado com a perna direita do homem projetando-se para a frente e, consequentemente, a perna esquerda da mulher projetando-se para trás. A seguir, ambos se reparam, agrupando os membros inferiores, para “dar um passo” no sentido oposto: a mulher movimenta a perna esquerda para a frente e o homem a acompanha com a perna direita para trás. Esse movimento de vaivém é contínuo ao longo da dança.
O passo “gengibre” envolve a semiflexão dos joelhos, seguida de extensão, assemelhando-se ao movimento de descer e subir. Essa movimentação, na articulação do quadril, é realizada à direita e à esquerda. Já o passo “pimenta” é a fusão dos anteriores (“canela” e “gengibre”), com o casal dançando o mais próximo possível, entrelaçando os membros inferiores. Embora algumas articulações tenham sido enfatizadas na descrição dos movimentos, na caracterização do zouk não basta apenas dar passos para a frente, para trás e para os lados. É necessário desenvolver todo o corpo ao dançar.


A definição é essa gente!
Agora vou mostrar pra vocês um vídeo que a Maria Fernanda Cândido dança o zouk,para vocês terem uma noção do que e realmente é!


ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO E SE INTERESSADO POR ESSA DANÇA MARAVILHOSA!
Beijinhos beijinhos, Ana Luiza.



0 comentários:

Postar um comentário